V Congresso de Medicina Humanitária debate acolhimento de refugiados em Portugal

Mais de 200 estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia vão marcar presença no V Congresso de Medicina Humanitária da Universidade do Minho com o mote “Entra no teu Mundo”. A iniciativa organizada pela Associação de Voluntariado Porta Nova tem lugar este sábado, 12 de novembro, entre as 9h00 e as 18h00, na Escola de Medicina da UMinho.

Um dos temas em discussão será a forma como Portugal recebe os refugiados. Esta mesa redonda terá como oradores a antiga secretária de estado para as migrações, Cláudia Pereira, e a diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira.

Em declarações à RUM o vice-coordenador da V edição do PN Talks, João Serafim, adianta que o objetivo desta iniciativa passa por dar a conhecer várias temáticas relacionadas com a medicina humanitária com foco nas questões das crises menos divulgadas como é o caso do Iémen ou da comunidade Rohingya.

Esta quinta-feira, 10 de novembro, está prevista uma sessão de esclarecimento e divulgação das próximas ações de voluntariado que deverão acontecer no verão de 2023.As missões têm a duração de um mês em países de Língua Oficial Portuguesa. À Universitária, o estudante do sexto ano explica que todo o material que é recolhido durante o ano é depois distribuído por hospitais da região. No total, já foram conseguidos mais de 600 quilos de material. Existe também a possibilidade de realizar um intercâmbio entre profissionais dos dois países.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Campus Verbal
NO AR Campus Verbal A seguir: Ficha Tripla às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv