USB promove ação pública em frente ao Hospital de Braga esta sexta-feira

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga (USB) vai promover uma ação pública em defesa do SNS, à frente do Hospital de Braga, na próxima sexta-feira, às 11 horas. A ação insere-se numa campanha nacional, promovida pela CGTP, ao longo do ano. 

O protesto vai contar com a presença de representantes dos sindicatos, dos médicos e dos utentes. 

Os problemas, explicou à RUM, a sindicalista Raquel Gallego, “não são só deste hospital, mas de todo o Serviço Nacional de Saúde”. “É necessário recrutar, manter e motivar os profissionais. É preciso afirmar uma gestão pública do SNS, porque a saúde não pode ser um negócio”, apontou. 

Investir nos profissionais e dotar as instituições dos meios e equipamentos necessários são duas das reivindicações do Sindicato, que considera fundamental “impedir que os serviços encerrem”. 


“Em Braga, temos um serviço de urgência sobrelotado, porque fecharam os cuidados de saúde primários e se não houver um equilíbrio nos recursos, há serviços que podem sofrer mais“, alertou. 

Raquel Gallego lembrou ainda que, “nos últimos anos, o hospital conseguiu dar resposta a uma pandemia”, já sob gestão pública, ou seja, para a sindicalista “a solução não é privatizar, mas investir”. 

A USB lamenta que o “governo esteja a esquecer” um SNS, que, quando foi preciso, “exigiu que desse resposta” e, neste momento, “baixou o investimento”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv