Urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga volta a estar condicionada no fim de semana

Este fim de semana, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga vai estar novamente condicionado. No sábado, o serviço de ginecologia e obstetrícia recebe apenas casos referenciados pelo INEM durante todo o dia. Já no domingo, a urgência de obstetrícia fica condicionado entre a meia-noite e as 8h00, segundo o que a RUM apurou com a unidade hospitalar.
Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com as escalas publicadas no portal do SNS.
As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que cerca de 130 serviços de urgência estarão abertos em todo o país durante o fim de semana, a que se juntam 30 de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.
As dificuldades de funcionamento dos serviços de urgências têm sido mais evidentes em Lisboa e Vale do Tejo, a região do país onde também mais utentes não têm um médico de família atribuído.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
C/Lusa
