UPA 2026: UMinho abre portas em Guimarães com foco na personalização e no futuro profissional

Milhares de alunos do ensino básico e secundário preparam-se para rumar a Guimarães. O pavilhão desportivo do campus de Azurém vai transformar-se num ponto de encontro entre o ensino secundário e o superior. Esta edição marca a estreia da atual equipa reitoral na organização do evento. Em declarações à RUM, a vice-reitora para a Educação e Organização Académica, Cristina Dias, define a estratégia da iniciativa: manter o sucesso do passado, mas garantir uma resposta muito mais próxima a cada estudante.
“A ideia é de manter esta continuidade, [mas] queremos ainda mais aproximar a academia do público pré-universitário e tentar dar resposta personalizada, diria mesmo, a este público.”
Num contexto em que o mercado de trabalho está em constante mutação, a UPA serve também para demonstrar que a formação superior vai muito além do saber técnico de um curso específico. Cristina Dias alerta que as empresas procuram, cada vez mais, perfis que combinem o conhecimento científico com uma forte capacidade de adaptação e soft skills.
“Não é suficiente um conhecimento técnico de uma determinada área. É evidente que isso é fundamental, mas cada vez mais nós assistimos a uma necessidade de afirmação destas competências transversais, no sentido que efetivamente haja uma mais-valia para o estudante, mas [também] a pensar no mercado de trabalho.”
O programa deste ano conta com quase 50 atividades, desde a engenharia às humanidades, o que pode parecer desafiante para quem visita a mostra pela primeira vez. O conselho para quem entra no campus de Azurém é simples: deixar de lado qualquer inibição e aproveitar a presença dos especialistas para esclarecer todas as questões.
“Vejam tudo, procurem fazer todas as perguntas que tenham e as dúvidas que tenham, não se inibam. Procurem realizar o máximo de atividades, falem com todos, tirem todas as dúvidas, porque só assim é que conseguem ver as oportunidades e as diferentes escolhas que a Universidade do Minho tem para dar.”
A UPA – UMinho de Portas Abertas decorre nos dias 5, 6 e 7 de março de 2026. O evento é de entrada livre, dirigindo-se não só a estudantes do 9.º ano e do ensino secundário, mas também a professores, psicólogos e famílias. No entanto, a participação nas várias atividades do programa (workshops e visitas) tem vagas limitadas e está sujeita a inscrição prévia obrigatória.
O formulário de inscrição para a UPA 2026 está disponível online.
