Universitários convocam marcha de protesto em Lisboa dia 21 de março

Os movimentos Associativos e Federativos Estudantis Nacionais irão promover, no próximo dia 21 de março, em Lisboa, uma marcha de protesto contra a inflação imobiliária. A iniciativa foi anunciada esta quarta-feira ao final do dia. A Associação Académica da Universidade do Minho é uma das estruturas representativas dos estudantes que aderiu à iniciativa. Os universitários pretendem aproveitar o Dia Nacional do Estudante, 21 de março, para alertar, mais uma vez para este flagelo. Alertam para o facto desta inflação imobiliária estar a condicionr a habitação estudantil contra o incumprimento do PNAES (Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior). Exigem, por isso, à tutela uma resposta perante uma das condicionantes no acesso ao Ensino Superior.
A marcha decorrerá em Lisboa e tem como base a Moção “Teto e Habitação, um Direito à Educação”. O início está marcado para as 14h30, no Rossio, seguindo em direção à Assembleia da República.
A Associação Académica da Universidade do Minho informa ainda que assegura, gratuitamente, o transporte a toda a comunidade estudantil que quiser estar presente em Lisboa, devendo ser feita a requisição do mesmo através do preenchimento de um formulário disponível nos seus canais habituais.
“Por todos os estudantes deslocados, pelos estudantes que têm direito a um teto enquanto estudam, pelo cumprimento do PNAES, pelo bloqueio da inflação desmedida, desafiamos toda a comunidade estudantil a juntar-se a nós neste momento!”, pode ler-se na publicação.
