Universitários bolseiros com consultas de psicologia gratuitas

Os estudantes bolseiros já podem aceder a consultas de psicologia sem custos associados na Universidade do Minho e noutras instituições de ensino superior públicas. A medida foi oficializada no arranque deste mês e pode fazer toda a diferença no acompanhamento necessário para alunos do ensino superior.
Para estudantes não bolseiros o preço por consulta passa a ser de cinco euros, uma redução de 20 euros face aos valores praticados até aqui. Na UMinho, os SASUM contam com o apoio de três profissionais de psicologia.
Neste Dia Nacional do Psicólogo, a RUM destaca também a importância destes serviços para estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O regresso do podcast UMind à antena da RUM dá destaque, precisamente, a estes estudantes deslocados e aos serviços disponibilizados pela academia, nomeadamente no que respeita a saúde-mental e bem-estar.
Os estudantes PALOP não têm acesso ao estatuto de bolseiros, mas podem aceder a apoios indiretos, nomeadamente a consultas de psicologia. Esta alteração no preçário é uma “excelente notícia” e “pode fazer a diferença”, de acordo com Luísa Santos, uma das psicólogas dos SASUM que é convidada no podcast UMind. “Uma consulta de apoio psicológico custava para um estudante PALOP 25 euros. Num acompanhamento que se quer semanal numa fase final, estamos a falar de 100 euros, ou seja, uma impossibilidade completa e absoluta”, recorda.
Muitos dos estudantes PALOP que procuram Portugal para ingressar no ensino superior ficam o curso inteiro sem regressar ao país de origem, nomeadamente em momentos familiares mais difíceis, o que fragiliza estes jovens. “Estamos a falar de estudantes que ficam muitas vezes, quatro, cinco, seis anos sem ir a casa. Estudantes cujos familiares vão falecendo e não têm sequer a possibilidade de ir ao funeral de alguém que é próximo, ou seja, o apoio psicológico aqui é fundamental”, assinala.
O podcast da UMinho com os SAS, produzido e emitido pela RUM, regressa na segunda-feira, dia 8 de setembro. Abandona o formato mensal e passa a ser quinzenal, mantendo os mesmos horários. No arranque do ano letivo 2025/2026, o destaque vai para os estudantes PALOP e os caminhos de sucesso e bem-estar psicológico tendo como convidados Luísa Santos, dos SASUM, e o Professor Emérito, Leandro Almeida, especializado em aprendizagem, instrução e carreira, e aprendizagem autorregulada.
