Universidades e escolas secundárias abrem a 19 de abril

As universidades e politécnicos portugueses vão abrir a 19 de abril, segundo anunciou esta noite o primeiro ministro, à semelhança do ensino secundário.
Nesta data, os espaços culturais podem finalmente retomar a atividade presencial: abrem teatros, cinemas, salas de espetáculo e auditórios.
No setor da restauração, restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder atender clientes com um máximo de quatro pessoas no interior e seis em esplanadas até às 22h00 ou 13h00 ao fim de semana e feriados.
Também as modalidades desportivas de médio risco constam nesta fase do desconfinamento, para modalidades desportivas de médio risco, atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de
grupo.
Destaque ainda para a autorização para realização de eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% de lotação.
António Costa admite voltar atrás no desconfinamento:
“Sempre que ultrapassarmos 120 casos por 100 mil habitantes ou que o nível de transmissibilidade (R) ultrapasse o 1, teremos de rever as medidas. O R atual é de 0,78”, disse.
O primeiro ministro avisou que “o que vai acontecer a partir de agora depende de todos nós, explicando que vacinação, rastreamento e testagem são instrumentos complementares”.
“Adotámos um programa muito conservador, a conta-gotas, para não corrermos riscos excessivos. A vida e a saúde são os bens que temos de colocar em primeiro lugar”, completou.
