Unidades alimentares da UMinho prontas para nova realidade

As Unidades Alimentares dos campi da Universidade do Minho já estão de portas abertas para toda a comunidade académica. A Universitária visitou, esta quarta-feira, o bar e a Rampa B do campus de Azurém para perceber como foi preparada esta retoma à realidade em tempos de pandemia.


Por Azurém, os circuitos já estão montados, as mesas foram reduzidas e o distanciamento físico está asseguradp. As regras estão afixadas em todas as entradas dos estabelecimentos e, para além disso, as mesmas são recordadas nas comunicações via e-mail enviadas para a comunidade.


Eliana Barros, responsável pelo departamento alimentar desde Janeiro, frisa que os Serviços de Acção Social tiveram o cuidado de marcar as mesas, de modo a garantir que quando um utente está a almoçar sem máscara cumpre o distanciamento social. Os pagamentos devem ser feitos, preferencialmente, através de cartão. 

De modo a aumentar a confiança dos utentes, todas as mesas são desinfectadas imediatamente depois de utilizadas. No que diz respeito aos funcionários, Eliana Barros, frisa que é obrigatória a desinfecção das mãos “de meia em meia hora”. Para diminuir a probabilidade de “contaminação cruzada”. Além disso, os SASUM distribuíram as equipas por tarefas, ou seja, quem está no atendimento ao público não irá confeccionar alimentos. 

Quanto aos tabuleiros, utilizados pelos “clientes”, são higienizados em máquinas específicas que, de acordo com a responsável pelo departamento alimentar, garantem a desinfecção “não só do novo coronavírus como de todos os outros”. 

Actualmente, a afluência às unidades alimentares ainda é tímida. Num período anterior à pandemia de Covid-19, a Rampa B servia, em média, 400 refeições por dia. Nos dias de hoje rondam as 100. A maior quebra foi registada na cantina do campus de Gualtar que passou de mil refeições para, aproximadamente, 100. “Estamos próximos da comunidade que precisa de nós”, afirma Eliana Barros. 


Recorde-se que a Universidade do Minho e os Serviços de Acção Social são detentores do certificado ISO 22 mil que visa garantir a confiança dos consumidores. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv