USB e MDM promovem tertúlia sobre impacto da Revolução de Abril na saúde

A União dos Sindicatos de Braga (USB) e o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) promovem esta quinta-feira uma tertúlia no âmbito das comemorações do 25 de Abril. O evento está agendado para as 17 horas, no Café Viana.


A iniciativa intitulada ‘As portas que Abril abriu [O direito à Saúde]’ propõe perceber o que mudou com a revolução, quer para os profissionais de saúde, quer para os utentes, mais concretamente para as mulheres.


Raquel Gallego, da USB, sublinha a importância destes eventos para “recordar a ditadura e estar consciente das conquistas alcançadas”. De acordo com a responsável, a tertúlia vai contar com “testemunhos interessantes” de pessoas que viveram a ditadura na “própria pele”. 

Com moderação de Helena Peixoto, dirigente do Sindicato da Função Pública, a conversa conta com a participação de vários convidados, nomeadamente dos médicos Joaquim Pereira e Rodrigues Dias, da enfermeira Maria Augusta, da utente Camila Pereira e de Manuela Silva, em representação do MDM.

A criação do Serviço Nacional de Saúde é um dos temas da iniciativa que, segundo Raquel Gallego, se trata “de uma das maiores conquistas, com o fim da ditatura”. O acesso à saúde por parte de utentes mulheres e a evolução das carreiras de médico e enfermeiro serão assuntos também abordados.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sem Regras
NO AR Sem Regras A seguir: RAPresentação às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv