“UMinho procurou proporcionar as melhores condições de formação aos finalistas”

“Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para corresponder às vossas expectativas”. Esta foi uma das mensagens centrais que o reitor da Universidade do Minho quis transmitir, este sábado, aos estudantes finalistas da academia, na cerimónia da Imposição de Insígnias. Rui Vieira de Castro agradeceu aos estudantes por terem escolhido a UMinho “como a sua instituição” e às famílias por “apostarem na educação superior”.
“A Universidade do Minho procurou proporcionar as melhores condições de formação aos estudantes finalistas. Estou certo de que estais hoje bem preparados para concretizar as vossas opções de vida, profissionais ou académicas”, afirmou.
No Largo do Pópulo, em Braga, e na Plataforma das Artes, em Guimarães, o reitor felicitou os estudantes “pela conclusão de uma etapa importante da sua formação académica”.
Rui Vieira de Castro lembrou ainda todos aqueles que contribuem para a “formação técnica e científica, essencial para se enfrentar os desafios do mercado de trabalho e construir percursos profissionais de qualidade”, mas também para “assegurar a compreensão do mundo que nos rodeia e de cada um nós, a partir do acesso e uso do conhecimento científico” e “promover a aquisição e o desenvolvimento de princípios e valores, como a dignidade da pessoa humana como valor essencial, a liberdade, a tolerância e o respeito pelo outro e pela diferença, a solidariedade, o bem comum, a justiça e a democracia”.
“O mundo de hoje é particularmente exigente naquilo que requer de nós, impondo-nos uma contínua atualização de conhecimentos. A vossa formação não está, por isso, concluída. Outras etapas se seguirão e poderão sempre contar com a Universidade do Minho como casa de educação e de formação. Sintam-se sempre bem-vindos à vossa casa, à Universidade do Minho”, finalizou.
