UMinho. Zona envolvente ao campus de Gualtar vai ter videovigilância

A envolvente ao campus de Gualtar da Universidade do Minho onde se encontram os bares mais frequentados pelos estudantes da instituição terá sistema de videovigilância. O projeto está a ser trabalhado pela autarquia de Braga em proximidade com a Polícia de Segurança Pública. A concretizar-se, o projeto vem dar resposta a pedidos de sucessivas direções da Associação Académica da Universidade do Minho. Centenas de estudantes frequentam diariamente os bares e cafés instalados junto ao campus de Gualtar onde vivem também centenas de alunos. No entanto, estes mesmos estabelecimentos são muitas vezes procurados por grupos externos à instituição de ensino superior e são do conhecimento público desacatos frequentes, além de assaltos e sentimento de insegurança. Alguns dos proprietários de bares há muito que apelam a uma maior proximidade das forças de segurança para garantir a normalidade.

O projeto que visa a instalação de videovigilância é mais alargado e está a ser trabalhado em complemento com as autarquias de Guimarães e Famalicão que também pretendem este sistema nos respetivos centros urbanos.

Segundo Ricardo Rio, autarca de Braga, o projeto vai avançar “em breve” ainda que as localizações exatas ainda estejam a ser alvo de estudo. A concretização para 2023 “depende de várias circunstâncias”. “O plano está a ser elaborado em conjunto, depois teremos questões de procedimentos contratuais que demorarão o seu tempo, de validação da sua instalação junto das entidades competentes”, explica.

Entretanto será assinado um acordo entre os três municípios e a PSP.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv