UMinho vai disponibilizar toda a obra de Victor de Sá dentro de dois anos

A Universidade do Minho vai disponibilizar todo o espólio documental de Victor de Sá, anunciou esta sexta-feira a vice-reitora da cultura e sociedade, Manuela Martins, durante a cerimónia do 29º Prémio em memória do historiador, entregue este ano à historiadora Cátia Tuna.

De acordo com a vice-reitora, a obra do professor Victor de Sá está na posse do Arquivo Distrital de Braga, estando agora a ser tratada a digitalizada. 


“A Universidade do Minho vai procurar a melhor forma de valorizar o espólio, abrindo-o à consulta de todos os interessados em explorá-lo no âmbito da investigação da história contemporânea portuguesa”, assinalou, acrescentando que o processo poderá estar concluído “dentro de dois anos”.



Comemorações do centenário do nascimento de Victor de Sá vão incluir reedição da sua tese de mestrado

Victor de Sá, nascido em 1921, terá o seu espólio disponibilizado no âmbito das celebrações do centenário do seu nascimento, dentro das quais está ainda prevista a reedição da sua tese de doutoramento, intitulada “A crise do liberalismo e as primeiras manifestações socialistas em Portugal 1820-1852″.

A vice-reitora adiantou que a obra será apresentada este ano, no mês de outubro (mês do nascimento de Victor de Sá), “caso as circunstâncias sanitárias o permitam”.

Além da reedição da tese de doutoramento, está prevista a reedição do livro “O Mundo continuará a girar”, obra coordenada por José Viriato Capela e Henrique Barreto Nunes, prevista ser apresentada em dezembro deste ano, momento para o qual está também agendada a entrega do 30º Prémio de História Contemporânea Victor de Sá.


Em 2022, ainda no âmbito das celebrações do centenário, será lançada uma coletânea de textos do professor, escolhidos por José Viriato Capela e Henrique Barreto Nunes, membros da comissão executiva do prémio.


Família de Victor de Sá doou moradia à Universidade do Minho

No final da cerimónia de entrega do 29º Prémio Victor de Sá, o reitor da Universidade do Minho revelou que, em fevereiro deste ano, Ana Paula Teixeira Feio Vale, enteada de Victor de Sá, doou à Universidade do Minho, em testamento, a moradia onde residia em Rio de Mouro para “benefício do prémio de história contemporânea Victor de Sá”.


O reitor assinalou o gesto publicamente porque “significa a reafirmação do compromisso da família com as intenções do professor Victor de Sá”, acrescentando que, com a doação, “são significativamente reforçadas as condições para que o prémio prossiga o seu objetivo essencial, o de estimular a atividade de novos investigadores na área da história contemporânea”.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio Aurora - A Outra Voz
NO AR Rádio Aurora - A Outra Voz A seguir: Cá Estamos às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv