UMinho, UPorto e UTAD realizam 1ª Convenção Psicologia UNorte

O Consórcio UNorte, formado pelas universidades do Minho (UMinho), Porto (UPorto) e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a promover a 1ª Convenção Psicologia UNorte, juntando cerca de 300 participantes na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UPorto (FPCEUP).
O evento pretende aprofundar a cooperação na área da psicologia em termos da mobilidade de docentes e estudantes, das atividades de investigação e da criação e implementação de cursos e formações especializadas.
À RUM, Miguel Gonçalves, presidente da Escola de Psicologia da UMinho, fala da importância de “coordenar esfoços entre as universidades”, de modo a “melhorar a oferta educativa” e “facilitar a circulação entre escolas de estudantes e docentes”. Para o professor, a cooperação do Consórcio UNorte no domínio da psicologia significa “uma maior competitividade quer ao nível nacional, quer internacional”.
O programa desta quinta-feira contou com 33 intervenções divididas por 11 painéis, com temas que variaram entre a leitura de crianças com autismo, o rendimento desportivo, o assédio moral, os populismos, a adição à internet, os agressores sexuais e o papel da memória.
Esta sexta-feira está a decorrer até às 17h30, o 1º Simpósio Doutoral em Psicologia UNorte (SIMPsi), com os estudantes de doutoramento do consórcio a apresentarem comunicações, posters e pitchs. A iniciativa tem como objetivo “dar a conhecer os diferentes trabalhos desenvolvidos de cada universidade”.
O presidente da Escola de Psicologia salienta ainda que o simpósio seguinte realiza-se em 2023 na UMinho e a próxima convenção na UTAD, em 2024.
