UMinho recebeu os melhores alunos do Norte durante três dias

O 'Vem - Vamos experimentar a UMinho' colocou os melhores estudantes do 11º e 12º anos, de diversos Agrupamentos de Escola da região Norte do país, em contacto direto com o contexto académico, proporcionando-lhes a oportunidade de trabalharem lado a lado com profissionais da UMinho.
PALAVRAS DE PEDRO AREZES, REITOR DA UMINHO, A PROPÓSITO DA INICIATIVA 'VEM - VAMOS EXPERIMENTAR A UMINHO':

Terminou esta sexta-feira mais uma edição da ‘Vem – Vamos experimentar a UMinho’, a iniciativa que “abre as portas” da Universidade do Minho aos melhores alunos dos 11º e 12º anos dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Ao longo dos últimos três dias, os 170 estudantes, selecionados com base no mérito académico, participaram em atividades preparadas pelas Escolas e Institutos da academia minhota.

Aquela que é a última grande iniciativa da academia minhota antes do fim do ano colocou os estudantes em contacto direto com o contexto académico, proporcionando-lhes a oportunidade de trabalharem lado a lado com profissionais da UMinho.

De acordo com Pedro Arezes, reitor da UMinho, esta é a oportunidade para os alunos que, “querem saber um pouco mais daquilo que é feito na Universidade e, sobretudo, precisam de elementos que os motivem a optar por um ou outro rumo na sua vida”, percebam se a UMinho corresponde as suas expectativas.

Para além da exposição à oferta formativa, a iniciativa coloca os estudantes em contacto direto com o ambiente universitário e a experiência académica. Este ano, as 16 atividades espalharam-se pelas várias escolas e institutos, nos campi de Gualtar e Azurém, no I3Bs, no IDEGUI e na Garagem Avenida.

Mais do que um local “de aprendizagem quase passiva em sala de aula”, a universidade, e em especial a UMinho, é um “centro de transformação de pessoas”. Assim, para o reitor, a formação precisa ser “transversal, com um conjunto de competências que não se limita ao desempenho de uma determinada profissão” e é isso, também, que a academia minhota pretende mostrar aos futuros alunos.

“Até os nossos próprios cursos se transformam, em termos daquilo que é a sua estrutura, para que a formação não aconteça apenas numa sala de aula e com caráter marcadamente dispositivo, como fazíamos no passado”, sublinha.

Última sessão privilegiou a partilha de experiências

Na sessão de encerramento, o momento foi de partilha. Vários alumni foram convidados a contar os próprios rumos dentro e fora da academia, as experiências com os movimentos associativos e culturais e até os percursos mais ímpares, como o de estudante atleta.

O momento, moderado pelo docente João Leite Ribeiro, proporcionou aos estudantes a oportunidade de tirar dúvidas sobre a vida académica e explorar as oportunidades que a UMinho pode oferecer.

Esta iniciativa assume-se como um programa especial que valoriza e incute entusiasmo pela ligação à comunidade académica, pelas áreas de estudo cobertas pela oferta educativa e pela investigação científica, esclarecendo a estreita relação entre estas duas componentes fundamentais do conhecimento.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv