UMinho recebe segundo Encontro Nacional da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UMinho) coorganizam a segunda sessão dos Encontros Nacionais da CCPJ esta quinta-feira, às 11h00, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, em Braga.
‘Pensar o jornalismo com os jornalistas’ é o mote destas conversas itinerantes, que juntam os profissionais da área, académicos, estudantes e outros interessados em debater a regulação e a prática do jornalismo. Este é o segundo de vinte encontros da CCPJ, um em cada distrito, que terá como uma das oradoras a presidente da entidade, Licínia Girão.
Em entrevista à RUM, o professor e diretor-adjunto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Luís António Santos, explica que o objetivo é “aproximar a entidade aos jornalistas”, através de conversas sobre “as grandes questões relacionadas com a profissão atualmente”. “Não serão apenas questões diretamente ligadas com a atividade dos profissionais, mas questões que estão também ligadas com áreas de preocupação mais alargada, como os contextos de desinformação ou até a possibilidade de discutir um novo enquadramento legal para o exercício do jornalismo”, esclarece.
“O grande objetivo é aproximar a CCPJ daquelas que são as preocupações e os interesses da comunidade porque é uma profissão que está tendencionalmente cada vez mais fragilizada”, aponta, sublinhando que “as democracias não são saudáveis se o jornalismo não for uma atividade plural, multiplataforma, mas exercida por profissionais e em empresas saudáveis”. “Não é uma preocupação apenas dos profissionais, é uma preocupação que deveria ser de todos os cidadãos”, acrescenta.
O evento é de entrada gratuita e será transmitido online.
