UMinho presta homenagem a Licínio Lima

Aposentou-se recentemente e, este sábado, vai ser homenageado na Universidade do Minho, casa onde foi aluno e professor. Licínio Lima, professor catedrático do Instituto de Educação, vai proferir, às 11h15, a conferência “50 anos de educação em democracia: revolução, reforma, governação”, que encerra os três dias do “V Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação”.
Antes disso, ser-lhe-á dedicado, a partir das 09h00, um painel sobre educação e cidadania, com intervenções da presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Isabel Menezes, e dos professores Geo Saura, da Universidade de Barcelona, e Manuel Sarmento, da UMinho.
Membro da Academia das Ciências de Lisboa, Licínio Lima é também professor visitante na Universidade de Milão-Bicocca (Itália), além de professor convidado na Universidade Julius-Maximilians (Alemanha) e em diversas universidades do Brasil. Publicou uma centena de artigos em revistas científicas, meia centena de capítulos de livros e mais de três dezenas de livros, tendo ainda orientado mais de 60 teses de doutoramento e mestrado. Soma várias distinções, como o Prémio Rui Grácio, da SPCE e Fundação Calouste Gulbenkian, pela sua tese doutoral sobre a organização e participação da escola secundária em Portugal.
Licínio Lima começou a lecionar há 43 anos na UMinho, onde foi professor do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd), foi presidente da Unidade de Educação de Adultos, vice-presidente do Conselho Cultural, diretor do Centro de Investigação do Instituto de Educação e Psicologia, diretor do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional e diretor de diversos cursos.
