UMinho. PIEP e CCG/ZGDV abrem portas às empresas para conhecer novas tecnologias

O Centro de Computação Gráfica (CCG/ZGDV) e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) vão receber, esta terça-feira, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, um grupo de empresas para testar novas soluções tecnológicas produzidas nestes centros. A iniciativa com origem no projeto PRODUTECH DIH – Digital Innovation Hub é dedicada às pequenas e médias empresas (PME) inseridas nos setores da indústria transformadora ou que desenvolvam tecnologias de produção.
O ‘Open Day’ dedicado ao tema ‘Digitalização e competências estratégicas’ pretende colocar em contacto direto com demonstradores industriais e inovações, as empresas nacionais que procuram soluções concretas de modernização, produtividade, eficiência, qualidade e segurança.
À RUM, Ana Lima, diretora técnica do CCG, diz esta é a oportunidade das empresas “testarem” as tecnologias “antes de investirem”.
“O objetivo é mostrar estas tecnologias às empresas para que possam ver, questionar, e no futuro fazer investimentos, aumentando a sua capacidade, tanto em termos de infraestrutura, mas também a sua capacidade em termos de competências”
O rol de aplicações criadas no âmbito do consórcio PRODUTECH DIH – Digital Innovation Hub é vasto e estende-se por áreas como inteligência artificial, cibersegurança industrial, robótica, realidade aumentada, automação, simulação, monitorização à sensorização.
Sessão divide-se entre PIEP e CCG/ZGDV
O dia começa às 9h30 no PIEP. As empresas terão a oportunidade de ver demonstrações interativas relacionadas com a sensorização e retrofitting de equipamento, simulação, manutenção preditiva e plataforma de análise de materiais.
A partir das 14h00, a sessão passa para o CCG. Aqui as empresas poderão visitar demonstradores tecnológicos ligados à intralogística inteligente, otimização e tomada de decisão, manutenção e qualidade avançadas e interação digital.
Gémeos digitais de linhas industriais, diagnóstico clínico assistido por IA, formação técnica com realidade virtual, plataformas de manutenção preditiva, solas de calçado que imitam a natureza são alguns dos exemplos de tecnologia que serão demonstrados durante o ‘Open Day Rumo a um Futuro Sustentável’.
A iniciativa tem entrada gratuita, mas carece de inscrição prévia.
