UMinho. Nova sala de Optometria e oftalmologia vai permitir formação avançada

Os alunos de Optometria e oftalmologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) têm uma nova sala onde vão poder ter formação avançada. O espaço foi equipado com o apoio do Lions Clube de Braga, sendo que todos os equipamentos foram doados pelo Dr. Vitor Soares.

A inauguração da “Sala Lions Clube de Braga | Dr. Vitor Soares”, no edifício número 6, aconteceu ao final da tarde desta quarta-feira.

Para o presidente da ECUM, José González-Méijome, esta sala vem “dotar” a unidade orgânica de mais competências para formar em contexto clínico os estudantes. Além disso, graças à qualidade dos equipamentos doados, será possível atender não só membros da comunidade como externos para cuidados primários da visão, nomeadamente, “contactologia avançada e especializada e terapia visual”. Trata-se de uma forma, na ótica do responsável, de “honrar a herança” disponibilizada pelo Dr. Vitor Soares e pelo Lions Clube de Braga.

As palavras do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, também foram de agradecimento, visto que esta sala irá proporcionar novas e melhores condições aos estudantes e docentes da ECUM. Para o responsável máximo da instituição, o Dr. Vitor Soares é um “exemplo” que deveria ser mais replicado na sociedade.

À RUM, o Dr. Vitor Soares confessa que espera que estes equipamentos, em perfeito estado, possam ser uteis à academia. “Da mesma forma que fiquei apaixonado pela oftalmologia, pode ser uma oportunidade para alguém descobrir a sua vocação”, afirma.

Lions Clube de Braga vai atribuir 50 bolsas a estudantes da Universidade do Minho.

O apoio não é novo, nasceu em 2014, mas devido à pandemia de covid-19 foi suspenso. Aos microfones da Universitária, o presidente cessante do Lions Clube de Braga, Henrique Gonçalves, anuncia que a associação está em condições de reativar esta ajuda através de bolsas de estudo para alunos carenciados.

“No próximo ano letivo, vamos atribuir bolsas de estudo, de modo a facilitar a vida a estudantes que não têm possibilidade de pagar propinas. Em média, trata-se de um investimento de 50 mil euros por ano”, refere.

ECUM vai avançar com duas novas pós-graduações.

A área da Optometria e oftalmologia tem vindo a cativar vários estudantes. A ECUM aposta agora em novos cursos no âmbito da Aliança de Pós-Graduação. Neste momento, já está em funcionamento o curso avançado em Ciências da Visão, no futuro, segundo o presidente, irão arrancar mais dois focados na digitalização dos cuidados da visão e terapias avançadas optométricas. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv