UMinho mostra o melhor da investigação e da inovação em evento de quatro dias

Tem início esta terça-feira, no campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho), a 2.ª edição dos “UMinho Research and Innovation Open Days”. A iniciativa pretende “dar a conhecer o melhor da investigação e inovação desenvolvidas na instituição” possibilitando em simultâneo sinergias entre a academia, a indústria e a sociedade.
De acordo com uma enviada pelo gabinete de comunicação da UMinho, o programa de quatro dias inclui onze sessões de apresentações de estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores em início de carreira, a divulgação de projetos de investigação internacionais liderados por investigadores da UMinho, quatro mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais sobre os desafios atuais e futuros da Investigação e Inovação, e cinco workshops temáticos abertos à comunidade.
O certamente contará especialistas de empresas, instituições públicas e universidades nacionais e internacionais, em mesas-redondas pensadas “para promover o diálogo interdisciplinar, a partilha de experiências e o fortalecimento de pontes entre ciência, inovação e políticas públicas”.
A UMinho pretende ainda que este evento reforce o seu papel como uma das principais referências nacionais em investigação, inovação e colaboração internacional.
A sessão de abertura será presidida por Sandra Paiva, vice-reitora para a Investigação e Inovação, seguindo-se a mesa-redonda “Digital Transformation and Collaborative Innovation: Connecting Academia and Industry”, com representantes da indústria, da COTEC e da Agência Nacional de Inovação.
O evento, que só termina na sexta-feira, contará ainda com apresentações de trabalhos em comunicações orais, mostras de projetos, workshops, painéis de discussão sobre o trabalho desenvolvido, a cultura científica, as carreiras dos investigadores, segurança e liderança académica na UMinho, assim como um debate em torno do futuro da ciência.
Na sexta-feira, o último momento ficará reservado para mais uma mesa-redonda designada “New Global Challenges and Opportunities in Research and Innovation: Strengthening Cooperation and Science Diplomacy”, que contará com representantes do COMPETE2030, da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e da CCDR-Norte, seguindo-se a sessão de encerramento, às 18 horas, presidida por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho.
