UMinho lança Academia PIEP especializada no setor dos plásticos e polímeros

A Universidade do Minho acaba de lançar a Academia PIEP especializada no setor dos plásticos e dos polímeros em Portugal. A iniciativa surge da parceria entre o Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros e a Escola de Engenharia da UMinho.
Esta Academia PIEP vem responder a uma lacuna na formação ao nível de pós-graduação e formações, além de capacitar trabalhadores e jovens neste âmbito.
A primeira ação de formação, “Materiais poliméricos, extrusão e composição de polímeros”, começa a 20 de fevereiro e tem a duração de 28 horas. Até junho estão previstas mais dez formações breves certificadas, nomeadamente sobre materiais termoplásticos, sustentabilidade ambiental, design, moldação por injeção, materiais compósitos, análise de falha e boas práticas no setor.
O objetivo é afirmar a competitividade e a visibilidade deste ramo de atividade, que tem 43 mil trabalhadores, 1.150 empresas e oito mil milhões de euros de volume de negócios, o que equivale a cerca de 4% do Produto Interno Bruto.
A Academia PIEP está sediada no campus de Azurém, em Guimarães, e pretende assim “dinamizar e responder a desafios de empresas e profissionais e dos jovens em percurso educativo, através de ações de re-skill, up-skill e desenvolvimento pessoal”.
