UMinho junta-se à Continental para criação de produtos inovadores na indústria automóvel

A Universidade do Minho é uma das entidades parceiras do consórcio “Continental Factory of the Future”, um projeto I&DT coordenado pela Continental Advanced Antenna, que visa a criação e lançamento de produtos inovadores, especialmente direcionados para a condução autónoma.

O contrato foi assinado esta quarta-feira,em Vila Real, e o projeto conta com investimento total de 10,3 milhões de euros.

Em entrevista à RUM, o pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira explicou que em causa estão, sobretudo, “antenas para automóvel”, sendo que o projeto “envolve vários domínios tecnológicos: sistemas ciberfísicos híbridos de produção, dispositivos inteligentes e sistemas mecatrónicos, transformação digital do processo produtivo e do meio envolvente, sistema de execução e gestão industrial, relação simbiótica Homem-Máquina e Homem-Fábrica”. 

O objetivo, referiu ainda, passa por desenvolver novos produtos de alta intensidade e fiabilidade tecnológica, que, integrados, permitirão a criação da Fábrica do Futuro da Continental Advanced Antenna.

Além da academia minhota, o consórcio conta com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade do Porto, do INESC TEC e das empresas Neoception, Follow Inspiration e Up Motion.

A UMinho terá responsabilidade na área dos sistemas ciberfísicos de produção, nomeadamente “na parte relacionada com a transformação digital do processo produtivo, sincronização dos diferentes agentes, postos de trabalho, sistemas de transporte e armazenamento, na perspetiva do paradigma da costumização em massa, agora muito virada para a diversidade e costumizaçao do produto”. 

Do investimento total de 10,3 milhões de euros, a UMinho contribuirá com 1,3 milhões de euros.

O projeto tem duração de 36 meses e dos 169 recursos altamente qualificados que envolverá, “cerca de 20 serão da academia minhota”. Destes 20 recursos, “um pouco mais de uma dezena serão novas contratações e meia dezena doutorandos”.

 

A Continental Advanced Antenna é uma das principais especialistas e fabricantes de antenas para veículos da Europa. Produz cerca de 20 milhões de antenas por ano, que são exportadas para todo o mundo.

A cerimónia de assinatura do contrato decorreu esta quarta-feira, em Vila Real, e contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: UMinho em antena às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv