UMinho já abriu as portas para três dias de ligação à comunidade

A Universidade de Portas Abertas arrancou esta quinta-feira no campus de Gualtar da Universidade do Minho com o objetivo de esclarecer e captar a atenção dos estudantes do ensino secundário e potenciais novos alunos da instituição de ensino superior minhota.
Esta quinta-feira à tarde, centenas de jovens passaram pelos diferentes expositores das escolas da academia minhota que durante três dias concentram um conjunto de especialistas, docentes e alunos dos diferentes cursos com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas de quem ainda procura uma área específica ou informações mais detalhadas sobre o curso em que pretende ingressar.
Inscritas estão escolas de doze distritos de Portugal. A maioria dos participantes (pelo menos 4 mil) desloca-se em grupo entre esta quinta e sexta-feira.
Além das escolas secundárias que se inscrevem com os seus alunos para uma deslocação em grupo à UPA, há também quem opte por vir sozinho ou acompanhado de um pequeno grupo de colegas para saber mais sobre a Universidade do Minho, tal como aconteceu na tarde desta quinta-feira com três amigas naturais de Coimbra e que, sabendo da realização do certame, se deslocaram especificamente a Braga para percorrer a UPA e esclarecer todas as dúvidas relacionadas com cursos, alojamento e as cidades envolventes.
UPA estreia-se na promoção de cursos não conferentes de grau
Mas esta é também uma oportunidade para cidadãos com curso superior interessados em adquirir novos conhecimentos e competências. Na edição de 2025, a Universidade do Minho dedica particular atenção à divulgação dos seus cursos não conferentes de grau ou pós graduações nas mais variadas áreas.
Ao longo da emissão em direto realizada pela RUM a partir da UPA passaram pelo estúdio improvisado, professores e diretores de escola, estudantes, uma psicóloga de uma escola secundária visitante, além das responsáveis com a pasta da educação nos municípios de Braga e Guimarães.
A emissão completa pode ser escutada em podcast. A UPA prolonga-se até sábado, às 13h00. É aberta a escolas, pessoas a título individual ou famílias que pretendam acompanhar os seus filhos neste momento importante para saber mais sobre a UMinho e o futuro que o ensino superior lhes reserva.
