UMinho informa comunidade sobre oportunidades de mobilidade

Até domingo, a Universidade do Minho acolhe os Mobility Days e a Assembleia-Geral da Erasmus Student Network (ESN). Dois eventos, que pretendem demonstrar a alunos, docentes, investigadores e técnicos, administrativos e de gestão, as vantagens de ter uma experiência de mobilidade internacional.

As mais valias elencadas estão relacionadas, a título de exemplo, com o acesso a novas tecnologias, métodos pedagógicos e processos de organização e gestão inovadores, maior empregabilidade, crescimento pessoal e intelectual e enriquecimento académico, linguístico, profissional e cultural.

Esta segunda-feira, de acordo com Sofia Barros, da organização dos Mobility Days, foi dedicada à divulgação dos programas de mobilidade que existem dentro e fora da Europa. Os estudantes tiveram oportunidade de retirar algumas dúvidas junto da responsável do Serviço de Internacionalização.

São esperados participantes de mais de 30 nacionalidades. Aos microfones da RUM, Sofia Barros adianta que a ESN está a preparar um estudo para perceber como é a mobilidade na Universidade do Minho, quer os que saem como dos que entram. “Sentimos algumas dificuldades por isso vamos fazer uma parceria com os Serviços de internacionalização”, refere.

Os interessados na UMinho em ter uma experiência de mobilidade têm quatro oportunidades: o programa Erasmus+, a Arqus Open Mobility Agreement, acordos de cooperação com países terceiros e o Programa Almeida Garret.

Além das questões burocráticas, são muitos os estudantes que demonstram ter dúvidas em relação ao alojamento ou propinas. A responsável frisa ser “muito complicado conseguirem arranjar uma residência ou mesmo um apartamento”.

Esta terça-feira, estão previstos dois encontros online com alunos de dez países. Na quarta-feira, está prevista uma ´flag parade` nas escadarias do Bom Jesus.

A sessão de abertura da assembleia-geral da Erasmus Student Network (ESN) está agendada para sexta-feira, pelas 9h00, no Centro de Juventude de Braga (CJB). Estão previstas as intervenções de Juan Rayón Gonzalez, diretor da ESN Internacional, de Carla Ruivo, diretora para o ensino superior da Agência Nacional Erasmus+, de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, de Filomena Soares, vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, de Pedro Soares, diretor do CJB, e de Luís Dias, representante do ESN Minho.

Os trabalhos duram três dias. Além das eleições para os órgãos sociais da ESN Internacional, em que concorre a responsável da ESN Portugal, Rita Dias, será discutida a possibilidade da ESN passar a pan-europeia, juntando Jordânia, Cazaquistão ou Egipto, entre outros. Os resultados vão ser anunciados no domingo, às 16h30. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv