UMinho formaliza normas para cursos creditados não conferentes de grau

A Universidade do Minho formalizou esta sexta-feira as normas para criar cursos breves microcredenciados. A iniciativa pretende, segundo a universidade, responder aos novos desafios da educação ao longo da vida e da empregabilidade.
Em comunicado, a UMinho aponta que estas formações vão ser em regime presencial, a distância ou misto, com até 280 horas de trabalho do estudante e incluem a avaliação da aprendizagem realizada, a qual será no final registada num certificado digital. “A Reitoria da UMinho reconhece assim a importância que os cursos não conferentes de grau têm assumido na oferta educativa da instituição, sendo ainda uma resposta sistemática e efetiva aos desafios societais e à qualificação da população”, lê-se no comunicado.
Os cursos breves passam, então, a ser objeto de acreditação institucional, de garantia de qualidade e correspondem às exigências do Quadro Nacional de Qualificações. O certificado assegura questões de segurança, guarda, partilha e portabilidade, podendo ser independente ou combinar credenciais.
