UMinho. Eugénio Campos Ferreira encabeça candidatura ao Conselho Geral

Eugénio Campos Ferreira vai liderar a candidatura ‘Juntos, Transformamos o Futuro’, às eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho (UMinho). Por essa razão, o docente e investigador anunciou esta quarta-feira o pedido de exoneração do cargo de Vice-Reitor para a Investigação e Inovação.
A informação consta de uma carta enviada à comunidade académica, formalizando uma candidatura que já vinha sendo falada no seio académico.
De acordo com Eugénio Campos Ferreira, a candidatura formalizada esta quarta-feira “não se limita a um exercício de continuidade, nem a uma rutura desconexa com a história da Instituição”. A equipa que lidera propõe “uma visão ousada e transformadora para a Universidade, assente numa governação inovadora, transparente e comprometida com a modernização institucional”, acrescenta.
“Acreditamos que é possível consolidar a posição da UMinho como instituição de referência na educação superior, bem como na investigação e inovação, aprofundando a sua ligação com a sociedade, reforçando a sua internacionalização e promovendo a inclusão e a sustentabilidade”, sustenta ainda.
Assinalando que “a Universidade do Minho enfrenta desafios complexos”, afirma que conta “com uma comunidade académica vibrante, dinâmica e preparada para transformar o futuro”. Também por isso, sustenta que é com essa “ambição e sentido de responsabilidade” que se apresenta a esta eleição, contando com o apoio de todos para a construção de “um caminho de progresso e valorização da instituição”.
O Vice-reitor saúda também o reitor Rui Vieira de Castro “pela colaboração e confiança depositada ao longo dos dois mandatos”, assim como “todas e todos os colegas” com quem trabalhou ao longo deste percurso. “Levo comigo um sentimento de gratidão e um compromisso renovado para continuar a contribuir para o crescimento e prestígio da nossa Universidade”, resume.
As Eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho estão agendadas para o dia 19 de março. As listas candidatas deverão ser entregues entre 12 de fevereiro e 14 de fevereiro.
A campanha eleitoral decorre entre 4 a 17 de março. Depois da eleição, a 19 de março, os membros eleitos tomam posse, na primeira reunião do Conselho Geral.
Notícia em Atualização
