UMinho está no top 75 do ranking de Shanghai em Ciência e Tecnologia Alimentar

Segundo os resultados de 2024 do Ranking de Shanghai, a UMinho, nas áreas específicas, ocupa o 21.º lugar mundial em Engenharia Têxtil e está no top 75 em Ciência e Tecnologia Alimentar. Nas 12 áreas de ensino e investigação, mais duas áreas face a 2023, a universidade lidera a nível nacional em Educação (Top 200) e Direito (Top 300).


À RUM, o vice-reitor da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, refere que “o resultado posiciona a UMinho relativamente bem”, mas que ambiciona sempre mais.

O vice-reitor aproveita para falar sobre o investimento nas universidades e na investigação em Portugal, advertindo que é necessário “um investimento na investigação superior àquele que o país e o governo dedicam às universidades”.

“Precisamos de políticas que consigam captar talento, retê-lo e desenvolver esse talento. Neste mundo global em que vivemos, é fácil que outras instituições venham cá buscar os nossos melhores investigadores e, portanto, competindo com o global, temos que ser capazes de reter o talento que é desenvolvido, que é preparado nos nossos laboratórios”, destaca.

Ainda sobre o investimento, Eugénio Campos Ferreira fala sobre a importância de atualizar os equipamentos. “Não basta ter recursos humanos. É preciso ter também condições para investir em equipamentos, reequipar, que é uma matéria onde estamos bastante deficitários há muitos anos”, conclui.


Nas áreas de ensino e investigação distinguidas nesta edição 2024, encontram-se ainda listadas a Engenharia Biomédica (Top 300), a Biotecnologia (Top 400), a Engenharia Química (Top 400) e a Engenharia e Ciência dos Materiais (Top 400); a Psicologia (Top 400) na área das Ciências Sociais e a Biologia Humana (Top 500) na área das Ciências da Vida.

Criado em 2009, este ranking classifica as instituições de ensino superior num conjunto de nove indicadores. A um conjunto de cinco indicadores utilizados nas edições anteriores deste ranking e que incluem o número de artigos publicados nas revistas mais prestigiadas em cada área científica, o seu impacto e o nível de colaboração internacional dessas publicações, juntaram-se, em 2024, quatro novos indicadores que procuram avaliar o prestígio internacional das instituições em cada área científica.

De recordar que, em agosto, os resultados do ranking geral de Shanghai colocaram a Universidade do Minho no intervalo 501 a 600. Durante oito anos consecutivos, a academia esteve entre as 500 melhores do Mundo.

[notícia atualizada às 17:55]

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv