UMinho entrega hoje Prémio Victor de Sá de História Contemporânea

A Universidade do Minho entrega, esta tarde, o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea aos investigadores Bernardo Cruz e João Moreira, da Universidade Nova de Lisboa. O júri irá entregar ainda uma menção honrosa a José Miguel Ferreira, da mesma academia.

Bernardo Cruz desenvolveu o trabalho “As origens institucionais da moderação da violência: regedorias e políticas de concentração em Angola (1914-1974)” que permitem perceber melhor a política colonial portuguesa no século XX, enquanto João Moreira enquadrou, em “Intelectuais portugueses e a ideia de esquerda num tempo de transição (1968-1986) – Os casos de António José Saraiva, Eduardo Prado Coelho e João Martins Pereira”, o pensamento de três intelectuais portugueses na segunda metade do século passado. 


José Miguel Ferreira vai receber a menção honrosa pelo seu estudo “As novas conquistas: agricultura, florestas e colonialismo em Goa (c. 1763-1912)”, que analisou a diversidade de projetos de governo e a colonização em Goa (Ásia) ao longo de 150 anos.

A sessão de abertura estará ao cargo do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, seguido do presidente do Conselho Cultural, Miguel Bandeira, e da presidente do júri, Fátima Moura Ferreira. A cerimónia está agendada para as 15h00, no Largo do Paço.

O Prémio Victor de Sá de História Contemporânea é o mais antigo galardão português para jovens investigadores da área. O prémio foi instituído há 32 anos, com base numa doação do professor e historiador Victor de Sá (1921-2004), sendo reconhecido como de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e apoiado também por mecenas públicos e privados. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv