UMinho em linha com proposta do OE. Propinas devem baixar para 697 euros

A Universidade do Minho vai seguir a medida proposta pelo Governo e, com isso, o valor das propinas nas licenciaturas deverá descer de 871 para 697 euros. Esta segunda-feira, na reunião do Conselho Geral, foi aprovado com quatro votos contra o documento que fixa o valor a praticar na academia minhota a partir do próximo ano lectivo. 


De acordo com o documento sugerido pelo Governo para o Orçamento de Estado deste ano, que terá ainda de ser aprovado na especialidade – a votação final é no dia 7 de Fevereiro -, as propinas vão ter uma descida de 20%.


Ora, o reitor explica que “as propinas a praticar na universidade vão ser equivalente ao valor máximo que vier a ser definido pelo Governo”. Além do montante referente ao primeiro ciclo de estudos, Rui Vieira de Castro acrescenta que o valor para os mestrados deverá variar entre 1250 e os 1750 euros e prevê cerca de 2750 euros para os doutoramentos.

O facto de não haver alterações nos segundo e terceiro ciclos foi a razão que levou os quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral a votar contra. “De acordo com o artigo nº 74 da Constituição Portuguesa, que defende um Ensino Superior progressivamente gratuito, gostaríamos de ver uma redução no valor dos mestrados e nas licenciaturas para que possamos ter mais pessoas a entrar nesses graus universitários”, justifica Rui Oliveira, lamentando a “estagnação” que existe nestes ciclos.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv