UMinho Editora lança obra que agrega discursos de todos os reitores 

Já está disponível o livro ‘Os discursos dos reitores (1974-2019)’, editado pela UMinho Editora. A obra, em versão exclusivamente online, integra a colecção ‘História e Memória da Universidade do Minho’, e pode ser acedida gratuitamente na plataforma da editora.

O livro, coordenado por Márcia Oliveira, investigadora do Laboratório de Paisagens, Património e Território, e pela vice-reitora para as áreas da Cultura e da Sociedade, contempla mais de 500 páginas com 56 discursos dos diferentes líderes que a academia minhota conheceu.

De acordo com Manuela Martins, o objectivo desta publicação foi, “através das palavras que foram proferidas, maioritariamente em situações de tomada de posse e do Dia da Universidade, ter uma percepção daquilo que foi a história e a evolução da universidade, tal como os desafios e as conquistas, e de como se foi criando a sua identidade”.

Ao longo da história, a Universidade do Minho já teve nove reitores, desde Carlos Lloyd Braga até ao actual, Rui Vieira de Castro. Os textos com as palavras dos líderes da academia minhota dividem-se cronologicamente em três capítulos: ‘O ciclo da fundação e da afirmação da universidade’ (1974-1981), ‘Os tempos da consolidação’(1982-2002) e ‘Os desafios do século XXI’ (2002-2019).



45 anos de UMinho e de democracia em Portugal


A Universidade do Minho foi fundada em 1973, embora só tenha recebido os primeiros estudantes em 1975. Pelo meio aconteceu a Revolução dos Cravos. Por essa razão, a vice-reitora destaca a ligação que existe entre o crescimento da academia minhota ao longo de mais de quatro décadas e a evolução da democracia em Portugal.

“O percurso da Universidade do Minho não deixa de refletir os contextos sociais, políticos e económicos ao longo dos últimos 45 anos, que também são os anos da nossa democracia. As ideias, os desafios e as concretizações, espelhadas nos discursos, estão muito ligadas à história do país”, refere.

Desde 2012, a UMinho Editora, com a colecção ‘História e Memória da Universidade do Minho’, tem procurado dar a conhecer, em formato digital, documentação ligada à academia minhota. Manuela Martins não esconde que “gostava muito” de publicar no futuro um livro sobre os discursos dos presidentes da Associação Académica. Apesar de alguns textos se “terem perdido, já que não havia a preocupação que há hoje de os guardar”, a vice-reitora adianta que vai procurar avançar com essa iniciativa. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv