“UMinho é motor de desenvolvimento social e económico para o país”

Para a eurodeputada socialista Isabel Estrada Carvalhais a Universidade do Minho tem sido “um motor de desenvolvimento social e económico para o país” e a investigação que produz está ao nível das melhores instituições da Europa.

Uma delegação de eurodeputados do PS, composta por Isabel Estrada Carvalhais, Isabel Santos, Maria Manuela Leitão Marques, Pedro Silva Pereira e João Albuquerque, esteve, esta sexta-feira, na academia minhota, a propósito dos Roteiros Europa”, uma iniciativa que já passou pelo Algarve e Alentejo e hoje chegou ao Norte, para que estes responsáveis políticos possam “verificar in loco como é que, de facto, os fundos europeus ajudam a transformar e a melhorar a vida das pessoas”.

“Olhámos, por exemplo, para o Horizonte 2020, que é um programa de financiamento europeu, e verificávamos que, em 2019, a Universidade de Minho era a instituição de ensino e de investigação com o maior financiamento deste programa”, destacou Isabel Estrada Carvalhais, justificando, assim, a passagem dos socialistas pela instituição. A eurodeputada, que é também professora na Escola de Economia e Gestão da UMinho, frisou ainda que ao nível do Plano de Recuperação a instituição “tem 34 projetos aprovados, que representam cerca de 64,7 milhões de euros”.


A comitiva selecionou três projetos que considera “muito emblemáticos, na Escola de Engenharia, na de Ciências e de Medicina, ligados à economia descarbonizada, transição verde, sustentabilidade ambiental e social”.

“Todas as soluções que vimos estão a acompanhar aquilo que são as exigências da transição verde, ligadas à redução e reutilização de resíduos, promoção da biodiversidade, melhor utilização dos solos e da água para uma agricultura mais sustentável”, detalhou.

Isabel Estrada Carvalhais não tem dúvida de que “a Universidade de Minho fala de igual para igual com instituições internacionais, europeias e mundiais, que estão na linha da frente na investigação de topo”.

Ao final da tarde, a comitiva socialista seguiu para a Livraria 100ª Página, onde decorreu Fórum Socialista: “A Europa das pessoas e das regiões”, onde ouviram as preocupações, dúvidas e expectativas dos bracarenses sobre a União Europeia. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal
00:00 / 00:00
aaum aaumtv