UMinho disponibiliza mais 25 vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Pelo terceiro ano consecutivo, a quantidade de vagas abertas pela Universidade do Minho no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) subiu. De acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior referentes ao próximo ano letivo, conhecidos este domingo, o número total é 3.013, mais 25 do que em 2022/2023.
O aumento verifica-se em 26 cursos. O maior crescimento acontece em Gestão, com nove, chegando às 94. Seguem-se Educação Básica (57) e Geografia e Planeamento (45), ambos com mais cinco. No que diz respeito à diminuição da oferta formativa – acontece em 11 -, a quebra mais acentuada é em Engenharia de Polímeros, que passa de 30 para 20 vagas. Já Bioquímica (61) e Engenharia Têxtil (20) perdem cinco.
Em traços gerais, os cursos que apresentam maior oferta formativa são os de Engenharia Informática, com 170, Engenharia e Gestão Sistemas de Informação, com 141 (mais uma), e Medicina, com 122 (mais duas). No pólo oposto estão as licenciaturas em Direito – regime pós-laboral, com 15, Arqueologia, Proteção Civil e Gestão do Território (menos duas), Química (menos quatro), Engenharia Têxtil e Engenharia de Polímeros.
Número de vagas reforçado em Medicina e Educação Básica
Somando todas as universidades e politécnicos, o CNAES vai contar com 54.733 vagas, 54.036 destinadas ao concurso nacional e 697 aos concursos locais. Em comunicado, a Direção-Geral do Ensino Superior destaca que o número de vagas em Medicina volta a crescer, sendo disponibilizadas 1541 vagas, mais sete do que no ano passado.
Além disso, diz que é “previsível que o número venha ainda a aumentar, dado que, pela primeira vez, as vagas não ocupadas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado reverterão para a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, maximizando-se a utilização das vagas disponíveis em Medicina nas instituições de ensino superior públicas”. Já em Educação Básica, destaca, são disponibilizadas mais 100 vagas.
As candidaturas à 1ª fase decorrem entre 27 de julho e 8 de agosto. Os resultados são apresentados a 27 de agosto. No dia seguinte, os alunos podem concorrer à segunda fase, que terminam a 5 de setembro e cujas colocações são divulgadas a 17. Quanto à terceira e última, as candidaturas acontecem entre 22 e 25, com o veredito a ser conhecido no dia 30.
