UMinho despede-se de “verdadeiro amigo” e curva-se perante memória de Laborinho Lúcio

A Universidade do Minho emitiu ao final da manhã desta segunda-feira uma nota de pesar pela morte de
Álvaro Laborinho Lúcio evidenciando que “morreu um grande e verdadeiro Amigo da Universidade do Minho” e que a comunidade da academia minhota “ficou hoje muito mais pobre”.
O comunicado é assinado pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, que menciona não só “a grande qualidade que soube imprimir à ação do Conselho”, mas também “a sua participação ativa em múltiplos eventos e iniciativas institucionais”.
Em 2019, recorde-se, a Universidade do Minho atribuiu a Álvaro Laborinho Lúcio o título de Doutor honoris causa.
O comunicado da UMinho
“Colaborador de longa data da Universidade, quis colocar toda a sua experiência e o seu saber ao serviço da Instituição, quando assumiu funções de Presidente do Conselho Geral, entre os anos de 2013 e 2017. Nesse papel, que assumiu de corpo inteiro, para lá da grande qualidade que soube imprimir à ação do Conselho, gerindo de forma única, com grande equilíbrio e inteligência, as várias visões que nele coexistiam, soube conquistar o respeito, a admiração e o carinho de toda a nossa comunidade. Dela se tornou membro de facto, participando ativamente em múltiplos eventos e iniciativas institucionais, com o brilho, a inteligência, a bondade, a humildade, a qualidade da palavra e o humor que lhe eram tão característicos. A Universidade procurou retribuir este seu labor, atribuindo-lhe em 2019 o título de Doutor honoris causa”, pode ler-se na referida nota de pesar.
“A comunidade da Universidade do Minho ficou hoje muito mais pobre. Curvemo-nos perante a memória do Doutor Álvaro Laborinho Lúcio, recordando quem tão bem serviu a nossa Universidade”, finaliza.
Conselho Geral da UMinho associa-se às mensagens de condolências
Assunção Raimundo, atual presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, associou-se hoje às mensagens de condolências pelo falecimento do Doutor Álvaro Laborinho Lúcio, que exerceu as funções de Presidente deste órgão entre os anos de 2013 e 2017.
Exemplo, disponibilidade e compromisso institucional são algumas das menções dirigidas à figura incontornável da história recente da instituição de ensino superior minhota.
Eis o comunicado dirigido à comunidade académica
“Manifestamos a nossa sincera gratidão pelo exemplo, pela disponibilidade e pelo compromisso institucional que sempre demonstrou para com a Universidade do Minho.
A sua forma de estar, a sua ética de trabalho e a sua proximidade com o Conselho Geral e com a Universidade do Minho permanecerão na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer e com ele colaborar.
À família e aos amigos do Doutor Álvaro Laborinho Lúcio, o Conselho Geral apresenta as mais sentidas condolências”, lê-se na nota de pesar entretanto publicada no site oficial da UMinho.
