UMinho dá a conhecer a sua oferta a estudantes do secundário através do digital

A iniciativa ‘O Melhor Estudante na UMinho’ decorre a partir desta quarta e até sexta-feira, entre as 17h30 e as 19h00. A edição de 2020 do projecto, que junta cerca de 350 dos melhores estudantes de escolas secundárias e colégios do norte do país, realiza-se, para já, no digital.
Este ano, o programa terá também uma componente forte dedicada à investigação. Além da oferta formativa das diferentes unidades orgânicas, a Universidade do Minho vai dar a conhecer 24 projectos científicos.
Será possível aprofundar a construção de um mosteiro, os mistérios do cérebro, as alterações climáticas nos rios, os movimentos nacionalistas, as interacções humano-robô, as pandemias ao longo da história, o sucesso escolar de minorias, as diferenças culturais nas decisões judiciais, os limites da memória, o rendimento básico incondicional ou a promoção da saúde nas escolas, entre outros temas.
O pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica explica que o objectivo é “mostrar aos estudantes aquilo que se faz nos centros de investigação numa academia da qual podem vir a fazer parte”.
Nesta fase, a iniciativa vai decorrer a 100% no online, através de salas virtuais. Ainda assim, Manuel João Costa adianta que, dependendo da evolução das condições sanitarias, existe a expectativa de estes alunos poderem “passar pelo menos um dia na universidade” ainda durante o actual ano lectivo.
“Organizaremos um conjunto de actividades que será diferente do tradicional porque normalmente o programa estende-se por três dias. Procuraremos não desistir de mostrar a estes alunos o que é estar presencialmente na Universidade do Minho, que é sempre a nossa prioridade”.
Os participantes são provenientes de 50 estabelecimentos de ensino dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro. O método de selecção dos estudantes baseia-se no mérito e varia consoante as escolas secundárias e os colégios.
