UMinho cria embalagens que ajudam a preservar carne Alentejana

A Universidade do Minho é a responsável pela caraterização da carne e embalagem do produto no projeto Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne. O trabalho cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Empresarial para Territórios do Interior está a ser desenvolvido pela Monte do Pasto, líder ibérico na criação de gado bovino ao ar livre, com equipas das universidades de Évora e do Minho.

O grande objetivo desta investigação passa por demonstrar que animais criados em condições compatíveis com o seu bem-estar possuem carne com melhores caraterísticas e de maior qualidade para o consumidor.

Na academia minhota o coordenador do trabalho é António Vicente, do Centro de Engenharia Biológica da UMinho, e um dos investigadores mais citados do mundo, segundo a lista Highly Cited Researchers 2020, da norte-americana Clarivate Analytics.

A Universidade do Minho estará, até julho de 2023, envolvida na “caraterização da carne e desenvolvimento de embalagens” que permitam preservar as caraterísticas do produto por um maior período, de modo a facilitar e garantir a qualidade do produto em caso de exportação da carne Alentejana.

A ideia passa por cruzar o conhecimento já adquirido com o projeto YPACK, que visa utilizar desperdícios alimentares, como casca de amêndoa e soro de queijo, para criar embalagens biodegradáveis e que preservem por um maior período as propriedades do produto.

Já a Universidade de Évora estará diretamente ligada à criação dos animais garantindo que estes têm melhor qualidade de vida no primeiro “Parque Experimental de Bem-Estar Animal” do país. Neste espaço a ideia passa por proporcionar “condições de sombra” para evitar as altas temperaturas da região alentejana, reduzir o contacto com o pó dos terrenos para evitar problemas respiratórios, diminuir os níveis de stress o que resulta em carne de maior qualidade e em animais de maior porte, entre outros.

O Ethical Meat assenta na estratégica da União Europeia – ‘Do Prado ao Prato’ – para a transição para um sistema alimentar mais sustentável quer no que toca ao produto como à sua embalagem.

Entretanto, a empresa responsável e a Universidade de Évora criaram a Cátedra Monte do Pasto Bem-estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv