UMinho com casa cheia na ´Unlimited Future`

A ‘Unlimited Future – Feira de Mestrados e Pós-Graduações’ teve casa cheia na Universidade do Minho. Neste momento, a organização ainda não consegue quantificar se foram ultrapassados os 600 visitantes da primeira edição na academia minhota, contudo, a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, destaca a presença de estudantes dos distritos de Viana do Castelo e do Porto.
“Nós conseguimos perceber, mais ou menos, qual a sua origem dos alunos e, realmente, eu diria que a maioria dos estudantes frequenta licenciaturas da Universidade do Minho, mas também temos estudantes inscritos de todo o Minho e até mesmo da região do Porto”, refere. “O ano passado tivemos cerca de 600 visitantes e, este ano, esperamos poder superá-los”, acrescenta.
O objetivo passa sobretudo por dar a conhecer a oferta formativa de segundo ciclo da instituição de ensino superior minhota, assim como os cursos não conferentes de grau que fazem parte da Aliança de Pós-Graduações.
Em meados de abril, de acordo com Andreia Sousa, está prevista a abertura de inscrições para três cursos com foco no digital. “Temos o Design, Thinking e Inovação Digital da Escola de Economia e Gestão, da Escola de Engenharia a formação em Inovação e Transição Digital das Empresas e, na mesma unidade orgânica, uma proposta sobre Inteligência Artificial para apoio à tomada de decisão”.
Questionada sobre a recetividade dos visitantes, a responsável adianta ter recebido “muitas questões”, visto que ainda existe um grande desconhecimento em relação a esta oferta na UMinho. “ Ficam muito agradadas com o leque de opções que temos e quando mencionamos que temos bolsas de mérito ficam ainda mais interessados porque é uma ajuda no investimento que estão a fazer nas suas carreiras”, sublinha.
Nos próximos meses, além dos certames nacionais como a Futurália, em Lisboa que arranca esta quarta-feira, a UMinho irá marcar presença em feiras do outro do lado do Atlântico, mais concretamente, no Brasil e nos Estados Unidos da América.
Recorde-se que de 18 a 20 de abril, a UMinho organiza a UPA – Universidade de Portas Abertas.
