UMinho coloca 15 áreas científicas no Ranking de Shangai

A Universidade do Minho tem 15 áreas científicas entre as melhores do mundo, segundo o Shangai Global Ranking of Academic Subjects. A informação foi avançada, esta quarta-feira, em comunicado, pela academia minhota.
A instituição sediada em Braga e Guimarães atingiu as classificações mais elevadas nas áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar e da Engenharia Civil, integrando, respetivamente, o top 75 e o top 100 mundial. Além disso, lidera entre as academias portuguesas nas áreas de Direito (top 150), Comunicação (top 300) e Educação (top 400).
Outras dez áreas da UMinho foram também reconhecidas nesta avaliação: Engenharia Biomédica (top 200); Biotecnologia (top 300), Engenharia Mecânica, Psicologia, Ciência Política, Gestão e Negócios, Ciências Farmacêuticas, Biologia Humana (todas no respetivo top 400), Física e Engenharia e Ciência dos Materiais (top 500).
Criado em 2009, este ranking avaliou 54 áreas de ensino e investigação em mais de 5.000 universidades e classificou-as num conjunto de cinco indicadores, que incluem o número de artigos publicados nas revistas mais prestigiadas em cada área científica, o respetivo impacto e o nível de colaboração internacional dessas publicações.
