UMinho celebra as mulheres na ciência a partir do Departamento de Química

O departamento de Química da Universidade do Minho associa-se ao Global Women’s Breakfast, cujo programa prevê palestras, quizz e demonstrações, esta terça-feira de manhã. Há quatro anos que este departamento se associa ao evento.
Segundo uma nota enviada à RUM, a iniciativa arranca às 9h00 no auditório da Escola de Ciências, no campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga. Primeiramente decorrem as palestras das investigadoras Daniela Correia (Centro de Química) e Jennifer Noro (Grupo 3B’s), respetivamente sobre sensores e atuadores para uma digitalização sustentável e sobre estratégias para melhorar a atividade das enzimas.
Uma hora depois, pausa para o pequeno-almoço e a ligação online à Sociedade Portuguesa de Química para ouvir as cientistas Vânia Calisto, Ana Costa Freitas e Amparo Faustino, participar num quizz interativo, conhecer contributos de professores, ver demonstrações científicas na ausência de laboratório em Angola.
O Global Women’s Breakfast é organizado desde 2019 pela União Internacional de Química Pura e Aplicada e envolve instituições parceiras em todo o mundo. Este ano tem o mote “Catalisando a diversidade na ciência”, visando promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão, criar oportunidades para expandir redes de contacto e inspirar as novas gerações por estas áreas. A iniciativa evoca ainda o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, também celebrado em fevereiro.
