UMinho celebra online 11º aniversário da EPsi

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi) celebra 11 anos de existência esta quarta-feira, dia 22 de Abril, por videoconferência na plataforma Zoom. A sessão vai contar com os discursos do presidente da EPsi, Miguel Gonçalves, e do reitor da academia minhota, Rui Vieira de Castro.
Segundo o comunicado da escola, esta celebração é uma forma de transmitir “um sinal de esperança e optimismo”, face ao surto pandémico que Portugal e o mundo enfrentam.
Recorde-se que a EPsi disponibilizou uma linha de apoio psicológico que pode ser utilizada pela comunidade da Universidade do Minho e os residentes nos municípios de Braga e Guimarães.
Para além disso, a escola desenvolveu o programa “For2Parents”, um serviço de apoio especializado para pais separados ou divorciados que enfrentem dificuldades no cumprimento dos exercícios das suas responsabilidades parentais. Para finalizar, a Escola de Psicologia criou a iniciativa “Covid-19 em Sarilhos” que desafia diariamente as famílias, na rede social Facebook e Instagram, a passar o tempo de forma lúdica e educativa.
Actualmente, a escola contabiliza cerca de 600 alunos inscritos em seis cursos, 27 docentes, 30 investigadores e nove trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. Possui os departamentos de Psicologia Básica e de Psicologia Aplicada, bem como o Centro de Investigação em Psicologia, classificado como “Excelente” na mais recente avaliação da tutela. O centro estuda as áreas da aprendizagem e carreira, comportamento animal, cognição e neurociência, psicoterapia e psicopatologia, bem-estar e rendimento, vítimas/ofensores e sistema de justiça.
*Vanessa Batista.
