UMinho. Beatriz Pereira despede-se do IE com última aula focada no lúdico e nas questões do bullying

Beatriz Pereira, professora catedrática do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, terminou o seu percurso académico com uma última lição intitulada ‘O lúdico como forma de vida das crianças. Como prevenir o bullying na escola?’. A cerimónia de jubilação da professora, que introduziu as questões de bullying na investigação nacional em educação, e promoveu as áreas do lúdico e das atividades físicas das crianças, decorreu no Auditório Multimédia do IE, esta quinta-feira.
Foram quase cinco décadas que Beatriz Pereira dedicou ao ensino e à investigação na academia minhota. No currículo vitae da professora incluem-se, para além dos 14 anos de docência no ensino básico e secundário, a vice-presidência do Instituto de Estudos da Criança (CIEC) e a presidência do IE, bem como a direção de mestrados, licenciaturas e até um programa doutoral em Estudos da Criança.
Área que ganha destaque no seu percurso, tanto na vertente da docência quanto na investigação, à semelhança dos seus contributos para a formação de professores.
Dois domínios, que na opinião da professora, merecem ser mais reconhecidos e valorizados, especialmente a educação de infância, uma vez que é “nos primeiros anos de vida que as crianças aprendem muito daquilo que é a cultura de gerações anteriores” além de ser “uma fase de desenvolvimento muito importante”.
“Uma boa formação de professores vai ajudar muito as crianças a ter uma atitude mais proativa, mais democrática.”
De acordo com a professora, não fossem os seus contributos mais predominantes nas questões do bullying, área que introduziu na investigação nacional em educação, uma boa formação precisa de ter em conta também o bem-estar da criança.
“Desde 1993 que estudamos essa área, que fizemos estudos alargados com uma grande população das nossas escolas e foi um primeiro passo para refletir sobre as dificuldades que algumas das crianças passam durante o seu período escolar”, diz.
Pedro Arezes, reitor da UMinho, relembra, ainda, o contributo da professora na área da atividade física das crianças, “uma área que o Instituto tem pergaminhos marcadamente importantes e destacáveis a nível nacional”, que em muito se devem também ao trabalho da professora.
“No caso da professora Beatriz Pereira, não tenho dúvida que o seu legado para o Instituto, até porque presidiu o Instituto até há bem pouco tempo, é um legado muito relevante”, remata.
