UMinho avança com nova candidatura ao PRR no âmbito do programa Mentorias

A Universidade do Minho vai submeter uma nova candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se de um complemento ao UMinho Education Alliance. A informação foi avança à RUM pelo pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, á margem do workshop “Oficinas de Soft Skills – Empower U4 Work”, promovida pelo alumni José Lucas.
A candidatura que será entregue esta sexta-feira, 29 de abril, tem como foco a área de Desenvolvimento Global e Integração Profissional que engloba o programa Mentorias. O processo conta com a colaboração da Associação Académica da Universidade do Minho e da TecMinho, no sentido de refletir sobre o sucesso académico dos estudantes e integração no mercado de trabalho.
A verba máxima que poderá ser atribuída aos projetos é de 1,2 milhões de euros.
Programa Mentorias promoveu workshop focado na comunicação, trabalho em equipa e autodiagnóstico.
José Lucas, alumni da Universidade do Minho, desenvolve atualmente o projeto “Oficina de Competências”, uma empresa especializada na prestação de serviços em Gestão de Recursos Humanos. Durante cerca de duas horas, ajudou os mentorandos da 6ª edição do programa Mentorias UMinho a trabalhar as suas capacidades de comunicação, escuta ativa, autodiagnóstico, comunicação não verbal, trabalho em equipa e liderança.
Para o também mentor, desde a primeira edição do Mentorias UMinho, as soft skills são as competências mais impactantes no sucesso ou insucesso das pessoas quer seja nas suas relações pessoais como profissionais.
Durante a sessão foram dinamizadas iniciativas de grupo que ajudaram os jovens a “quebrar o gelo”. O objetivo passa também por colocar estes jovens a refletir e desenvolver uma maior assertividade.
A equipa do programa Mentorias já está a organizar uma nova iniciativa, em meados de junho, que irá consistir numa visita à empresa de metalomecânica “Roq”. O processo, segundo o pró-reitor, está a ser tratado com a também mentora Fábia Martins, licenciada em Psicologia pela academia minhota. Além da visita ao espaço está a ser analisada a possibilidade de os alunos privarem com diferentes profissionais da empresa como o CEO, diretores ou gestores.
