UMinho associa-se a fórum nacional de instituições envolvidas em alianças europeias

Um grupo de universidades e politécnicos prepara-se para criar o fórum das instituições de ensino superior portuguesas (IES) que participam em alianças europeias. A segunda reunião decorreu, esta quinta-feira, na Sala André Cruz de Carvalho, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, depois da primeira ter acontecido na Universidade da Beira Interior (UBI).

O promotor da iniciativa, José Páscoa, explica que o objetivo é criar uma rede para “esboçar estratégias comuns para a participação das IES portuguesas no contexto europeu”, de modo a articulá-las, posteriormente, com o Governo e outros organismos.

O também vice-reitor da Internacionalização e Interação com a Sociedade da UBI fala da partilha de experiências ligadas ao ensino, à investigação ou a programas de mobilidade, como o Erasmus. “Em vez de serem as pessoas [a título individual] a interagir e a participar nestes vários programas, é a própria instituição a participar. Significa que há uma maior simbiose entre todos os envolvidos”, exemplifica.


A Universidade do Minho é uma das instituições que faz parte da rede. O pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica dá o exemplo da integração da academia minhota na Arqus, esperando que haja uma relação bidirecional com as IES portugueses que estão envolvidas noutras alianças. A ideia, segundo Manuel João Costa, é dar a conhecer “as melhores práticas de internacionalização e de interação com a sociedade” e “fazer com que o Ensino Superior português consiga ter mais visibilidade e mais sucesso na sua missão”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Connected
NO AR Connected
00:00 / 00:00
aaum aaumtv