UMinho assinala Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Numa publicação nas redes sociais, a instituição de ensino superior minhota destaca alguns dos muitos rostos femininos na ciência que se faz pela UMinho.

São dezenas de rostos compactados numa só imagem que visa homenagear as mulheres na ciência da Universidade do Minho. Segundo dados de 2023, as cientistas portuguesas representam mais de 50% do total de investigadores no nosso país e cujo papel tem sido fundamental para o progresso que a ciência e a tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, instituído a 11 de fevereiro pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa incentivar e promover o acesso de todas as raparigas e mulheres à formação e educação na área das ciências. Celebrámos este dia e demos a conhecer as mulheres que, ao longo de várias gerações, fizeram – e continuam a fazer – história no mundo da ciência.

Com uma breve mensagem publicada na página oficial da UMinho, a instituição, prestes a assinalar cinquenta anos de existência, destaca algumas das investigadoras da instituição na sua história mais recente. “São algumas das que personificam as palavras compromisso, exigência, superação, qualidade e excelência. Neste 𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮𝘀 𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗥𝗮𝗽𝗮𝗿𝗶𝗴𝗮𝘀 𝗻𝗮 𝗖𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 quisemos dar uma cara a quem por nós tem feito tanto”, pode ler-se. 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv