UMinho assinala 52 anos com cerimónia solene no Salão Medieval

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre marca presença no Dia da Universidade que assinala os 52 anos de existência da UMinho, esta quarta-feira. Ainda que a data oficial seja 17 de fevereiro, a cerimónia foi agendada para o dia seguinte por se tratar do dia de Carnaval.
A cerimónia solene decorre, como é habitual, no Salão Medieval da Reitoria e tem o seu início previsto para as 10H30 com o cortejo académico entre o Salão Nobre e o Salão da Reitoria, no Largo do Paço.
Foi há exatamente 52 anos que a Universidade do Minho conheceu o seu primeiro reitor, Carlos Lloyd Braga, no mesmo dia em que tomou posse a Comissão Instaladora.
Anualmente, a instituição assinala a data numa cerimónia solene que envolve a academia e reconhece personalidades pelo seu mérito científico e de docência.
A entrega de medalhas e diplomas, bem como do Prémio de Mérito Científico e do Prémio de Mérito na Docência fazem parte do programa anual.
Para Pedro Arezes este será o primeiro Dia da Universidade na qualidade de reitor.
O evento, que conta com transmissão em direto no canal de Youtube da UMinho inclui as intervenções do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, da presidente do Conselho Geral da UMinho, Maria da Assunção Raimundo, do reitor da Universidade, Pedro Arezes, e do presidente da Associação Académica (AAUMinho), Luís Guedes.
Cumprindo a tradição, as comemorações também incluem dois concertos abertos ao público: o primeiro acontece nesta noite de terça-feira, pelas 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães e na quarta feira à mesma hora no Salão Medieval, em Braga.
Os espetáculos vão ser interpretados pela Orquestra Académica e pelo Coro do Departamento de Música do DM-ELACH, sob a direção de Vítor Matos.

O ano de 2026, em que a UMinho assinala 52 anos de existência, ficará marcado pela inauguração da Residência Universitária Confiança, um projeto de mais de 25ME com fundos do PRR que surge de uma parceria entre o Município de Braga e a instituição de ensino superior minhota, uma vez que o equipamento e o logradouro foram cedidos pela autarquia à UMinho para responder à necessidade de colocar mais camas, a preços controlados, para estudantes deslocados, convergindo com o Plano de Recuperação e Resiliência.
Residência universitária Confiança terá capacidade para quase 800 estudantes, apresentando diferentes funcionalidades e comodidades, nomeadamente salas de estudo e de convívio, ginásio, parque de estacionamento e um museu dedicado à Fábrica Confiança.

Serão praticamente 800 camas para responder às necessidades identificadas pela instituição e a uma reivindicação do movimento estudantil representado, no caso, pela Associação Académica da Universidade do Minho.
Com a conclusão da obra dentro de poucos meses é expectável que no novo ano letivo a residência universitária possa servir estudantes universitários. A empreitada está a cargo do Grupo Casais, empresa de Braga que tem apostado na construção modular.
Tomada de Posse de nova Presidente do Conselho Cultural, uma das primeiras decisões impactantes do novo reitor
Nos primeiros meses de mandato de Pedro Arezes como reitor da Universidade do Minho já surgiram alguns sinais de mudança, nomeadamente a nomeação de uma nova presidente do Conselho Cultural, Manuela Ivone Cunha, com o objetivo de “reativar” este conselho, dotando-o dos meios necessários para a promoção de atividades culturais diversificadas e dedicadas não só a membros da comunidade académica, mas à população de Braga e Guimarães no geral.

