UMinho apresenta obra “Da psicologia à Gestão de Pessoas”

Como calcular um novo salário, criar um departamento ou avaliar o desempenho? As respostas a estas questões podem ser encontradas no livro “Da Psicologia à gestão de pessoas”, cuja apresentação está agendada para esta sexta-feira na UMinho.
A publicação envolveu as escolas de Psicologia, de Economia e Gestão e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, contando ainda com diferentes intervenientes e perspetivas distintas de norte a sul do país.
A coordenação ficou a cargo de Ana Veloso, da Escola de Psicologia da UMinho e e Cristina Pinto de Sá.
Aos microfones da RUM, Ana Veloso sustenta que a obra se dirige a “um público profissional” com “relatos de casos práticos, únicos e que ajudem as pessoas a encontrar os exemplos que possam inspirar-se para resolverem os seus próprios problemas nas organizações”. Os diferentes capítulos contam com as visões de profissionais “com grande experiência em grandes e pequenas organizações”, instalados em diferentes regiões do país, assim como académicos e técnicos.
Ana Veloso assume que se trata de uma verdadeira bússula para empresários e não só e destaca outros exemplos abordados no livro. “O que podemos fazer quando temos resultados da satisfação dos trabalhadores, ou como podemos calcular o valor de um salário que traduza de facto o potencial de uma pessoa”, descreve a docente, acrescentando que a obra aborda ainda a estratégia rumo à eficácia da comunicação dentro de uma organização, assim como a inovação e a criatividade”.
A Psicologia das organizações é uma das questões centrais do livro cuja apresentação decorrerá em formato online. “É importante, dá um alento diferente da gestão. Uma não é incompatível com a outra, pelo contrário, a gestão vai buscar muitos conhecimentos à psicologia das organizações, mas é importante salientar que aqui é uma visão da psicologia relativamente à gestão das pessoas nas organizações”, justifica.
A sessão de apresentação do livro ‘Da Psicologia à Gestão das Pessoas’, agendada para esta sexta feira às 17h30 pode ser acompanhada via zoom e conta com a presidente da EEG, Cláudia Simões, a vice-presidente da EPsi, Adriana Sampaio, e o professor José João Leite Ribeiro, da EEG.
