UMinho ajuda seis instituições que trabalham com crianças a tornar o Natal mais feliz

Num mês, os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) conseguiram recolher mais de 1.300 peças de roupa e 2.400 brinquedos para crianças e jovens entre os 0 e os 16 anos. A entrega das doações, referente à campanha ´Oferece e faz uma criança feliz`, que contou com o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), e das autarquias de Braga e Guimarães, que referenciaram as seis instituições, ocorreu esta quarta-feira, no Complexo Desportivo de Gualtar, em Braga.
“Não poderíamos estar mais satisfeitos”, começou por afirmar a administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, que acrescenta que esta iniciativa demonstra a “bondade e solidariedade” da comunidade, empresas e entidades parceiras para com quem atravessa momentos difíceis.
A presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, frisou que os números conseguidos com esta campanha “impressionam” e mostram a mobilização no seio da comunidade também para a promoção da inclusão social. A responsável avança que, para o próximo ano, estão já previstas novas ações de solidariedade, de modo a que iniciativas como esta não ocorram apenas durante a quadra natalícia.
A vereadora do Município de Braga, Carla Sepúlveda, frisou a importância das parcerias como forma de chegar às famílias com maiores carências. “Sozinhos podemos ir mais rápido, mas junto chegamos mais longe”, afirma. A vereadora partilhou ainda que, no seu entender, ao tornar o Natal destas crianças mais feliz, as entidades estão a construir cidadãos que no futuro irão, também eles, “tomar a dianteira de iniciativas como esta”.
Já a vereadora do Município de Guimarães, Paula Oliveira, alertou para a exigência de 2024, sendo que este foi também um ano “difícil” para as Instituições de Solidariedade Social.
As doações foram entregues às seguintes instituições: Adolescer, o Colégio São Caetano, Ascredno de Nogueiró, Centro Cultural e Social de Santo Adrião, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e a Associação Casa da Criança.
