UMinho acolhe primeira Cátedra UNESCO dedicada à Geodiversidade e Geoconservação

A Universidade do Minho foi distinguida com a Cátedra UNESCO em Geodiversidade e Geoconservação, a primeira do género em Portugal e a primeira sediada na UMinho. A distinção reconhece o papel da academia minhota na investigação, formação e sensibilização para a importância da geodiversidade a nível global.

A nova cátedra é coordenada pelo professor José Brilha, da Escola de Ciências, e envolve uma rede internacional de 12 parceiros, incluindo universidades de quatro continentes, bem como organizações especializadas como a ProGEO e o Grupo de Especialistas em Património Geológico da UICN.

“Esta aprovação reconhece o trabalho desenvolvido ao longo de três décadas no Departamento e Centro de Ciências da Terra da UMinho”, afirma José Brilha. “Fomos pioneiros na formação pós-graduada em geoconservação e no reconhecimento internacional da nossa investigação.”

A iniciativa visa fortalecer redes de cooperação científica Norte-Sul e Sul-Sul, capacitar gestores de áreas protegidas e sítios UNESCO, formar pós-graduandos e promover boas práticas de conservação. A Cátedra também procurará aumentar a literacia pública sobre geodiversidade,um conceito que engloba minerais, rochas, fósseis, solos e formas de relevo.

O site oficial da Cátedra já está disponível. A UMinho passa a integrar o programa UNITWIN/UNESCO, que reúne mais de mil cátedras e 45 redes académicas em 125 países. 

A equipa da nova cátedra inclui também os docentes Diamantino Pereira e Paulo Pereira, e as doutorandas Andreia Afonso, Helena Fonseca, Joana Rodrigues e Manuela Catana.

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Rádio Aurora - A Outra Voz às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv