UMinho acolhe Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química

A Universidade do Minho organiza entre quarta e sexta-feira a 27ª edição do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). A iniciativa decorre em formato híbrido, dividindo-se pelo edifício do Campus de Gualtar, em Braga, e pelo site do evento.
O programa inclui sessões plenárias, palestras, comunicações orais, posters, um debate e uma ação de formação, contando com a presença de perto de 150 oradores, oito deles estrangeiros. Entre os convidados destacam-se os vencedores dos Prémios Luso-Espanhol e Luso-Francês de Química, o Prémio Ferreira da Silva e a Medalha Vicente de Seabra.
‘Química e as oportunidades na sociedade global’ é o tema desta edição. Susana Costa, coordenadora do evento, explica que o objetivo passa por “mostrar a variedade da química e como pode ser aplicada nas áreas da saúde, ambiente e energia, entre outras”.
A sessão de abertura do Encontro Nacional começa às 9h30, com o pró-reitor para a Investigação e Projetos da UMinho, Filipe Vaz, o vice-presidente da Escola de Ciências da UMinho, Nuno Castro, o presidente da SPQ, Artur Silva. Na quinta-feira destaca-se, às 17h30, o debate ‘Perceção pública da Ciência em tempos de pandemia’, com o imunologista Miguel Castanho, o bioquímico David Marçal, a geneticista Cecília Arraiano, a comunicadora Elsa Costa e Silva e o produtor de rádio Adriano Cerqueira.
Fundada em 1911, a SPQ é das sociedades científicas mais antigas de Portugal, conta com 1.500 associados e está representada em 12 associações internacionais. Dissemina e desenvolve a investigação, o ensino e a aplicação da química na sociedade, atribui prémios e promove congressos e a participação de estudantes nas Olimpíadas da Química.
