UMinho inspira-se em universidades internacionais para apoiar sucesso dos estudantes

A Universidade do Minho acolheu, no campus de Gualtar, académicos de universidades da Escócia e Irlanda, para avaliar as práticas inovadoras que implementam nas suas instituições, centradas no sucesso dos estudantes. Este foi o tema central da quarta edição do Fórum “+ Educação Superior.
Para Manuel João Costa, pró-reitor para a Inovação Pedagógica e Assuntos Estudantis, existem “tantas e boas experiências, com as quais se podem aprender”. “Temos exemplos vivos de unidades que não existem no nosso país e que, segundo os relatos que ouvimos, são essenciais para chegar aos alunos e fazer com que tenham sucesso de maneiras imprevisíveis”, apontou. O pró-reitor salienta ainda que o sucesso pode ser promovido através de “meios digitais devidamente reconhecidos, desde a chegada a universidade”.
As redes sociais podem também “ser um sítio inspirador, onde se pode aprender muita coisa”.
Exemplo disso é a youtuber MathGurl, Inês Guimarães, aluna de Ciências da Computação na Universidade do Minho, que usa as redes sociais para “motivar as pessoas para aprender mais”, sobretudo sobre matemática. “Não ensino coisas técnicas, mas falo de curiosidades e factos interessantes. Um sonho que tenho é que mais alunos, mais jovens, usem as redes sociais não só para entretenimento, mas também para a educação, porque pode ser um espaço muito enriquecedor para chegarmos a mais gente e ensinarmos cada vez mais pessoas”, frisou.
Jack Hogan, da AbLE Academy – Abertay University, veio da Escócia para partilhar um dos exemplos aplicados na sua instituição, onde estudantes ensinam outros colegas com mais dificuldade, mas são pagos por isso. “Eu acho que os estudantes compreendem melhor as dúvidas dos outros estudantes. O facto de eles serem pagos é porque nós sabemos que os nossos estudantes precisam de trabalhar, assim como de estudar”, explicou. Da UMinho leva também aprendizagens: “As salas são incríveis, levo também a ideia de trabalhar com os estudantes para ver como podemos criar conteúdo nas redes sociais em torno dos estudos”.
Decorreu, esta quinta-feira, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, a quarta edição do Forum + Educação Superior, dedicado ao tema “O apoio ao sucesso dos estudantes: desafios e soluções”.
