UMinho abre as portas a duas centenas de estudantes internacionais

A Universidade do Minho deu, esta sexta-feira, as boas-vindas a cerca de duas centenas de estudantes de intercâmbio, oriundos de 32 países. No âmbito de programas de mobilidade, como ERASMUS+ e Almeida Garret, os novos alunos chegam de França, do Brasil e de Itália, mas também da Tailândia, da Palestina, da China ou da Jordânia para completar o segundo semestre de 2023/2024.
No arranque do Welcome Day, no campus de Azurém, em Guimarães, a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, enalteceu a importância destes programas, quer para os estudantes internacionais, quer para a própria academia.
“Torna a universidade reconhecida internacionalmente, levando o nome da UMinho para outros públicos, países, instituições e outras realidades”, ressalta, acrescentando que, além desta visibilidade, o “contacto direto” dos estudantes internacionais com a comunidade académica promove o “enriquecimento” cultural e educacional.
No Welcome Day, foram apresentadas algumas das valências da UMinho, nomeadamente os Serviços de Apoio às Atividades de Educação, os Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações, os Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Serviços de Ação Social, a Associação Académica e o curso de Português Língua Estrangeira – BabeliUM. Além disso, durante a tarde tiveram lugar visitas ao próprio campus, mas também à cidade de Guimarães.
