UMAR Braga lança campanha para promover reflexão sobre violência no namoro

“Bem-me-gosta ou mal-me-gosta”. Esta é a nova campanha da UMAR, que surgiu no núcleo de Braga e agora se estende ao país. Na conferência de imprensa de apresentação do estudo nacional sobre violência no namoro, Alícia Wiedemann, da UMAR Braga, explicou que o objetivo “fazer um jogo de palavras com o bem-me-quer e mal-me-quer, propondo uma reflexão individual, a partir da apresnetação de situações concretas”.
“Os ciúmes surgem, muitas vezes, como sinónimo de amor ou desculpabilização de certas atitudes violentas”, exemplificou. Os cartazes, que vão ser partilhados diariamente nas redes sociais vão levantar questões que visam promover a reflexão.
“Onde pensas que vais assim vestida?” foi a questão levantada no cartaz publicado esta sexta-feira. A UMAR indica o pensamento que deve gerar a reflexão: “se quer controlar o que eu visto bem-me-gosta ou mal-me-gosta?”
O cartaz dá a resposta: “Se bem-te-gosta respeita as tuas escolhas e não te controla”.
Esta é apenas um dos muitas mensagens que serão partilhadas nos próximos dias.
A campanha pretende ainda alertar para alguns números ligados ao flagelo. Esta sexta-feira, uma das mensagens partilhadas dava conta de que “26% dos jovens entre os 11 e os 21 anos não consideram violência no namoro controlar o (ex) namorado”.
“A campanha é destinada, essencialmente, aos jovens, com uma linguagem mais próxima destas faixas etárias”, explicou Alícia Wiedemann, no entanto a mensagem é alargada a toda a população para que todos sejam “agentes de mudança”.
